Professora da UFBA fala sobre o Dia Mundial do Rim

blog-image

No dia 09 de Março de 2017 será comemorado o Dia Mundial do Rim. Este ano o tema do Dia Mundial do Rim será “Doença Renal e Obesidade. Estilo de vida saudável para rins saudáveis”, com objetivo de alertar a população com relação à obesidade.

A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos. No Brasil, a obesidade vem crescendo cada vez mais. Levantamentos do Ministério da Saúde de 2014, feitos por meio do VIGITEL (Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico)  apontam que mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade.

Obesidade é um fator de risco da Doença Renal Crônica (DRC). Ela aumenta o risco do desenvolvimento de outros fatores de risco da DRC, como diabetes e hipertensão arterial. Dados preliminares de um estudo feito com funcionários do Hospital Universitário da Universidade Federal da Bahia, apontam que indivíduos com IMC (Índice de Massa Corpórea) maior ou igual a 30Kg/m2 apresentam 2 vezes mais chances de apresentarem redução na função renal.

A obesidade também tem impacto direto no desenvolvimento da Doença Renal, contudo a obesidade, assim como a DRC, podem ser prevenidas.

Para prevenção se faz necessário conhecer os fatores de risco da DRC e manter hábitos saudáveis, incluído a alimentação e a prática de atividade física. Estas ações ajudam a prevenir a obesidade e a Doença Renal Crônica.

Por isso, consulte um médico regularmente para acompanhar a situação dos seus rins. Pratique atividade física regularmente, de acordo com a avaliação médica e mantenha uma alimentação saudável.

O ministério da Saúde orienta que uma alimentação saudável tem como base alimentos frescos (frutas, carnes, legumes) e minimamente processados (arroz, feijão e frutas secas), evitando o consumo dos alimentos ultraprocessados (como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes).

Alimentos in natura ou minimamente processados incluem muitas variedades de grãos, tubérculos e raízes, legumes e verduras, frutas, leite, ovos, peixes, carnes e, também, a água.

Óleos, gorduras, sal e açúcar são produtos alimentícios usados para temperar e cozinhar alimentos e para criar preparações culinárias e portanto devem ser usados em pequenas quantidades.

Os alimentos processados devem ser evitados, pois embora o alimento processado mantenha a identidade básica e a maioria dos nutrientes do alimento do qual deriva, os ingredientes e os métodos de processamento utilizados na fabricação alteram de modo desfavorável a composição nutricional.

A adição de sal ou açúcar, em geral em quantidades muito superiores às usadas em preparações culinárias, transforma o alimento original  em fonte de nutrientes cujo consumo excessivo está associado a obesidade e outras doenças crônicas.

Não espere o dia 09 de março para cuidar da saúde dos seus rins! Tenha um rim saudável, previna o sobrepeso e a obesidade!

Uma alimentação saudável é um dos pilares deste cuidado.

 

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (VIGITEL). Brasília, 2015.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia Alimentar para População Brasileira. Brasília, 2014.

Maria Helena Lima Gusmão Sena, nutricionista do Serviço de Nefrologia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (UFBA), professora da Escola de Nutrição da UFBA, mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde (UFBA) e doutora em Medicina e Saúde (UFBA)

download PDF

Comentários

Deixe um comentário

Informação: não é permitido conteúdo HTML!
* Campos obrigatórios