Praticar atividade física no fim de semana é melhor do que permanecer sedentário

blog-image
Por Luiz Sérgio Alves Silva (cardiologista)
 
Esta foi a conclusão de estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Loughborough, no Reino Unido. Foram avaliados 63.591 homens e mulheres com idade igual ou superior a 40 anos que viviam na Escócia e na Inglaterra de 1994 a 2012.

Aqueles indivíduos que praticaram uma ou duas sessões por semana de 75 minutos de atividade física vigorosa (ou 150 minutos de exercício moderado) tiveram menor mortalidade por qualquer causas, menor mortalidade por câncer e menor mortalidade cardiovascular, quando comparados a controles sedentários. A redução do risco de morrer foi de 30%, 18% e 40%, respectivamente.

O estudo é importante para aqueles indivíduos que não têm tempo de se exercitar durante a semana, e derruba o mito que os "atletas de fim de semana" estão correndo maior risco.

A pesquisa teve algumas limitações. As conclusões basearam-se no relato das indivíduos sobre seus níveis de atividade física, e não ficou claro se os dados foram  precisos. Além disso, a atividade física foi avaliada apenas uma vez, no início do estudo, e não se sabe se ocorreu mudança dos hábitos de exercício durante o período de seguimento.

No entanto, os resultados são consistentes com outras pesquisas. Qualquer exercício é bom!

Referência: JAMA Intern Med. 2017;177(3):335-342.

download PDF

Comentários

Deixe um comentário

Informação: não é permitido conteúdo HTML!
* Campos obrigatórios