Dicas de alimentação para pacientes em tratamento renal

O fim de ano se aproxima e as festas de Natal e Réveillon são ocasiões em que os cuidados com a alimentação dos pacientes renais devem ser redobrados, afinal, são muitas tentações na mesa.

A nutricionista da Clínica Prorim, Fernanda Barreiros, preparou algumas dicas para os pacientes que  estão em tratamento da doença renal conservador. “É preciso evitar os excessos. Aves, carnes ou peixes são fonte de proteínas, por isso tem que equilibrar. Uma boa opção é evitar consumir esses alimentos na hora do almoço no dia do Natal, para poder consumi-los em maior quantidade na ceia a noite”, orienta.

Para os pacientes com doença renal crônica, tanto em tratamento conservador ou em tratamento dialítico, a nutricionista chama a atenção para quem está com níveis altos de fósforo no sangue. “Não é recomendável o consumo excessivo de oleaginosas como castanhas, nozes, amêndoas. Além disso, equilibrar as frutas secas, queijos amarelos e as leguminosas como grão de bico e lentilha”, pontua.

Nos casos em que o paciente renal crônico estiver com os níveis altos de potássio, devem evitar consumir frutas secas e coco.

E para quem está com os níveis de ácido úrico altos, a dica é moderar o consumo de peru, carne de porco, bacalhau, nozes, castanha, carnes defumadas e embutidos em geral.
 
Fonte: Ascom Prorim

 
17.DEZEMBRO.2018