Lúpus: doença atinge cerca de 200 mil brasileiros.

blog-image
O Lúpus é uma doença inflamatória crônica autoimune, em que ocorre uma produção excessiva de anticorpos contra as próprias células do organismo. A doença pode se manifestar de duas formas, sendo elas, o Lúpus Cutâneo, que se restringe à pele, e o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), que atinge outros órgãos. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 200 mil brasileiros sofram com a doença. 

A doença manifesta-se quando o sistema imunológico ataca e destrói alguns tecidos saudáveis do corpo. Ainda não se sabe exatamente o que causa esse comportamento anormal. Pesquisas apontam que a doença é um resultado de uma combinação de fatores genéticos, hormonais e ambientais – como a exposição ao sol, uma vez que a luz ultravioleta pode ativar o Lúpus – além de elementos como infecções virais e até medicamentos.

Dados revelam que o número de pessoas afetadas pela doença varia de 1 a cada 2 mil pessoas e 1 a cada 10 mil. Além disso, estima-se que as pessoas mais atingidas pela doença são as mulheres, que chegam a somar 90% dos casos, na faixa etária de 15 a 43 anos. Médicos explicam que o gênero feminino é mais vulnerável porque é nessa faixa etária que os hormônios estão mais atuantes, e o estrogênio – hormônio cuja ação está relacionada ao controle da ovulação e com o desenvolvimento de características femininas – é um facilitador de linfócitos que nada mais são do que as células produtoras de anticorpos.
É importante salientar que nem todas as pessoas manifestam o Lúpus da mesma maneira, pois os sintomas variam de acordo com a fase em que se encontra a doença e o local onde ocorre a inflamação. Entretanto, é recorrente que pacientes com LES apresentem cansaço, desânimo, febre e perda de peso.

Além desses, existem outros sintomas que são comuns como:

Fadiga;
Febre;
Dor e inchaço nas articulações (principalmente nas mãos);
Manchas vermelhas na pele, em especial nas maçãs do rosto e que pioram ao tomar sol;
Rigidez muscular e inchaços;
Rash cutâneo – vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz. O rash piora com a luz do sol e também pode ser generalizado;
Linfonodos aumentados;
Dor de cabeça, confusão mental e perda de memória; 
Dores no peito ou para respirar decorrentes de inflamações nas membranas que recobrem os pulmões e o coração.

Por ser uma doença crônica, o Lúpus não tem cura. Mas é possível controlá-lo por meio de medicamentos e pela constância em manter certos hábitos como evitar a exposição ao sol, prevenir-se de infecções e praticar atividades físicas.

Fonte: Revista Exame

Comentários

Deixe um comentário

Informação: não é permitido conteúdo HTML!
* Campos obrigatórios