Pessoas têm mais dificuldade de beber água no inverno

blog-image
Para algumas pessoas beber água é um sacrifício e no inverno muita gente bebe menos água e tem mais vontade de fazer xixi. É necessário beber, em média, cerca de dois litros de água por dia, seja no frio ou no calor, mas tem gente que não consegue de jeito nenhum.

A falta de água causa desidratação e os sinais são boca seca, falta de lágrimas, intestino preso, pele grudenta, olhos fundos e, em bebês, moleira funda. Alguns alimentos podem ajudar na hora de se hidratar como o alface, pepino e melancia. Uma dica, para deixar a água mais saborosa, é deixa-la aromatizada.

A administradora Anelisa Rojo de Assis, que tem dificuldade de beber água, topou um desafio.  A relação de Anelisa com a água nunca existiu, segundo ela. “É que eu não gosto de água. Então para eu tomar água é uma coisa bem chata, na verdade”, conta.

Luix Rodnei Rosa da Silva, marido da Anelisa, convive com ela há dez anos e não lembra de ter visto ela tomar uma garrafa de água inteira.

O desafio proposto para foi que ela bebesse quatro ou cinco garrafas de água inteiras em 24 horas, já que o ideal é tomar dois litros por dia.
Será que ela conseguiu? Sim! “A experiência no começo foi um pouco mais complicada. Antes tomava bem pouquinho e depois comecei a dar uns goles maiores e consegui tomar um pouco melhor”, explica.

O que ajudou a Anelisa a não esquecer de beber água foi o alarme do celular. “Mesmo não tomando água na hora, adiava e tomava depois de dez minutos”, diz. Deixar a garrafinha à mostra também deu certo.

Em pouco tempo ela já notou pelo menos um resultado dessa mudança – aumentou o número de vezes que ela foi ao banheiro. “Acabou ativando a minha bexiga, então eu fiz bastante xixi, bem mais do que o normal”, conta.

Pedra nos rins

Por falta de água, a Anelisa teve problemas nos rins. Você sabe como elas se formam? O rim filtra o plasma sanguíneo e tira o que não faz bem para o nosso corpo. A sobrecarga do rim com a pouca quantidade de água ingerida pode causar alguns problemas.

A água dissolve alguns solutos que ficam acumulados nos rins e eles são eliminados juntos com a urina.


Fonte: g1.globo.com/bemestar
 

Comentários

Deixe um comentário

Informação: não é permitido conteúdo HTML!
* Campos obrigatórios