Hepatites B e C também podem causar complicações nos rins

blog-image
Julho é o mês dedicado às ações de conscientização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das hepatites virais. O Julho Amarelo traz o alerta de que é preciso realizar os testes rápidos e tomar a vacina, disponível através do Sistema Único de Saúde (SUS), gratuitamente.
A doença causa a inflamação do fígado, que pode ser ocasionada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Além disso, os tipos B e C podem causar sérios problemas nos rins, como explica o nefrologista da Prorim, Dr. Antônio Raimundo.

“As hepatites B e C podem, através de um mecanismo imunológico, provocar glomerolunefrites, vasculites e crioglobulinemia mista, além de causar alguns casos de hipertensão arterial. O diagnóstico precoce e o tratamento das hepatites evitam esses tipos de doença”, explica.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), milhões de pessoas no Brasil são portadoras do vírus das hepatites B e C e não sabem, correndo o risco de evoluírem para doenças crônicas. De 1999 até 2017, foram notificados mais de 720 mil casos de hepatites virais no País, segundo o MS. Somente em 2017, o Brasil registrou mais de 40 mil novos casos de hepatites virais.

Dr. Antônio Raimundo alerta que, pacientes que estejam com hepatite, se perceberem alterações no exame de urina, devem procurar o quanto antes um nefrologista para evitar que a doença cause complicações mais graves.

Doença sutil

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C, mas também existem os tipos D e E.  São doenças silenciosas, que inicialmente não apresentam sintomas, mas, depois de um tempo, os pacientes podem sentir cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. As hepatites A e B podem ser prevenidas com vacina. O vírus C é responsável pelas complicações mais graves devido ao caráter crônico da doença.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa – Clínica Prorim
Jornalista: Lívia Lemos / DRT 3461
(71) 992755876

Comentários

Deixe um comentário

Informação: não é permitido conteúdo HTML!
* Campos obrigatórios