O sódio é um mineral presente em muitos alimentos e também o principal componente do sal de cozinha. Consumido em excesso, ele desencadeia o aparecimento de diversas doenças como obesidade, hipertensão, osteoporose e problemas renais.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é consumir diariamente 2 gramas de sódio (menos de 1 colher de chá rasa de sal), no máximo. Porém, nem sempre nos damos conta da quantidade que ingerimos, principalmente quando a alimentação é rica em produtos industrializados.
Comida pronta congelada
É muito prático descongelar uma lasanha pronta e comê-la após um dia conturbado, porém, apenas metade da lasanha congelada à bolonhesa tem cerca de 1.700 mg de sódio, ou seja, quase o recomendado por dia.
Comida instantânea
O famoso miojo ou Cup Noodles tem cerca de 70% do sódio que você deveria comer em todas as refeições. Assim como o macarrão, a sopa instantânea também é cheia de sódio. Apenas uma colher e meia da sopa Vono (13 gramas) tem 793 mg de sódio.
Tempero pronto
Um colher de chá de tempero pronto para arroz, por exemplo, tem cerca de 1.645 mg.
Queijos processados
Apenas 30 gramas do queijo parmesão, por exemplo, tem 20% do consumo de sódio.
Molhos prontos
Molhos prontos para saladas e massas, como molho de mostarda e mel, molho ceasar e até mesmo ketchup têm quantidades altas de sódio, além de conservantes, corantes e outros aditivos artificiais.
Comidas enlatadas
Sardinha em conserva, por exemplo, tem 666 mg em apenas 4 unidades.
Carne processada (presunto, salame, peito de peru)
Pão
Duas fatias de pão de fôrma (ou 50 g) têm 234 mg de sódio.
Apenas 3 fatias de um presunto cozido tem 412 mg de sódio.
O segredo para não consumir sódio em excesso é fica, atento aos rótulos e tablas nutricionais, dar preferência aos alimentos in natura, beber bastante água e prestar atenção na quantidade de sal quando for cozinhar. As pessoas que não têm restrições com o potássio podem dar atenção a esses alimentos, como banana, feijão, espinafre e cenoura, que ajudam na eliminação do sódio.